"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança."
Albert Einstein

domingo, 19 de dezembro de 2010

Projeto de conclusão de curso


CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
COORDENADORA LEILA SIMÕES AMARAL DE OLIVEIRA
PROFESORA TUTORA FABIANA DA PAZ DOS SANTOS
CURSISTAS           ELÃNIA ALVES FERREIRA MENDES
JOSENILDE FERREIRA DE SOUSA SILVA
MARIDELZA BATISTA GOMES DE CARVALHO



CRIATIVIDADE, INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO




Projeto apresentado como pré-requisito para a conclusão do Curso Introdução à Inclusão Digital – PROINFO, sob orientação da tutora Fabiana da Paz.


Campo Formoso
2010
JUSTIFICATIVA

O cenário educacional vem sofrendo grandes transformações nesse milênio. Em todos os setores da sociedade, tem-se exigido o uso de tecnologias e instrumentos tecnológicos, e consequentemente, no ambiente escolar também se faz necessário o uso desses, principalmente no que diz respeito à formação de cidadãos competentes; à atuação de profissionais críticos e consciente de seu papel, enquanto agentes transformadores da realidade; e a interação do homem e seus valores éticos com os instrumentos tecnológicos.
“Sabemos que o cenário tecnológico e informacional requer novos hábitos, uma nova gestão do conhecimento, na forma de conceber, armazenar e transmitir o saber, dando origem a novas formas de simbolização e representação do conhecimento. (BRITO, p.20)
Essas novas maneiras de ensinar e aprender também provocam mudanças na forma de pensar do professor e lhe exigem uma reestruturação em sua formação profissional. É chegado o momento de o professor repensar sua prática pedagógica, buscar atualização para o seu cotidiano escolar e fazer uso das novas tecnologias no desenvolvimento de atividades com os seus alunos.
Sobre esse aspecto BRITO (2003) nos afirma:
“Para alcançar essa atualização, o professor deverá também utilizar as tecnologias educacionais: televisão, vídeo, retroprojetor, projetor de slides, computador etc., os quais poderão ajudá-lo na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valiosos recursos para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica do trabalho desenvolvido em laboratórios.(BRITO, p.39)
Essa nova postura exige autonomia, criatividade e autocrítica na obtenção, na seleção e no tratamento de informações, como ainda na construção de conhecimentos; pois a mudança proposta não diz respeito à adoção de diferentes métodos, mas às novas atitudes e procedimentos diante do conhecimento e da aprendizagem, bem como às novas concepções de homem, de mundo e de sociedade.
As novas tecnologias tornam o processo de comunicação mais participativo (incentivando cada vez mais o trabalho coletivo de alunos e professores) e conseqüentemente a relação do professor com o aluno mais aberta e interativa, além de possibilitar integrar a comunidade nos projetos.
Mas a escola muda lentamente em relação aos avanços tecnológicos da sociedade, e nesse momento, o importante é ela não parar, estar em constante busca, inovando para que seus alunos encontrem nela recursos tecnológicos que enriqueçam o ambiente de aprendizagem onde todos interagam com um fim comum, a busca de conhecimento.
Integrar as mídias na escola não se trata de propor mudanças na educação pela ótica do domínio das tecnologias sob a justificativa da modernidade e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para a expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social; pois a tecnologia da informática não tem autonomia por si só, não é capaz de provocar transformações e o uso de computadores não garante o sucesso na qualidade do ensino.
É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a grande maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante. (Módulo Proinfo, p. 45)

Entretanto, a ênfase aqui proposta não é para teorias divergentes sobre o mesmo fato, mas sim para percebermos que não só a sociedade, ou os espaços escolares ou ainda os professores são atingidos pelas consequências do uso dessas novas tecnologias, como também outro elemento nesse processo: os alunos. Sabemos que os alunos estão atentos a essas novas tecnologias. Eles têm acesso cada vez mais rápido ao computador, à internet, às câmeras digitais, aos tocadores de mp3 e a outros recursos tecnológicos.
Com o avanço tecnológico é necessário um novo olhar para as ferramentas intermediárias do processo de ensino e aprendizagem: os blogs, grupos, fóruns e até os ambientes virtuais o conceito de aula muda e a sala de aula ganha uma extensão, que pode ser acessada a qualquer hora em qualquer lugar, servindo de ponto de encontro entre o professor e o aluno.
E sabendo que esses novos recursos trazem novas formas de ler e escrever, é que propomos o uso de editores de textos no auxílio de registros de pensamentos, emoções, experiências de vida e relatos pessoais, de forma diferente do registro escrito manual. Como também o uso de blogs como instrumentos de divulgação e valorização de produções textuais dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atuarem no mundo de hoje e para a introdução à inclusão digital.

Objetivo Geral:

Utilizar-se de editores de texto e blogs para divulgação e valorização de produções textuais dos alunos da 8ª série da Escola Rural Gilcina Carvalho, para desenvolvimento da aprendizagem e tomada de consciência dos recursos que já fazem parte da realidade em que vivem.


Objetivos específicos:

  • Inserir-se na sociedade digital.
  • Desenvolver habilidades e competências na produção textual, no uso de editores de texto e de blogs.
  • Conhecer e usar um editor textual e um blog.
  • Refletir sobre o uso de um editor textual.
  • Refletir sobre o uso e os conteúdos de um blog.
·         Compreender a importância do uso das novas Tecnologias(TIC) em nosso dia-a-dia, principalmente nos espaços escolares.

·         Respeitar os autores de blogs, de maneira que sempre postem textos compreensíveis, críticos e criativos.

Metodologia:


A atividade proposta será dividida em 4 etapas e será desenvolvida em parceria com outras professoras que atuam na Escola Rural Gilcina Carvalho, mas que não participam do curso do PROINFO.

1ª etapa:
A professora regente da 8ª série, Nadja, com a disciplina Núcleo de Apoio Disciplinar (NAD), estará desenvolvendo atividades que culminem com produções textuais escritas. Essas atividades estarão enfocando temas como Orientação Sexual, Violência e Gênero (ser homem e ser mulher).

2ª etapa:
A professora regente da 8ª série, Gezilda, com a disciplina Informática, estará possibilitando o conhecimento e o uso que se deve ter de editores de texto e blogs. Estas orientações serão dadas nas aulas de Informáticas semanais.

3ª etapa:
As professoras cursistas Elânia, Josenilde e Maridelza, estarão possibilitando a digitação das produções textuais no editor de texto e a postagem das produções selecionadas nos blogs do PROINFO, das cursistas e do Gestar II da escola.

Produto Final:

Postagem dos textos nos blogs do PROINFO, das cursistas e do Gestar II da escola, para ser compartilado na internet e exibição dos blogs aos demais alunos, através de data show.

Avaliação:

Espera-se que no final deste projeto o aluno chegue a uma construção ativa do conhecimento, compreendendo o que é um blog, qual a sua real finalidade e a melhor forma de administrá-la sem precisar agredir a integridade de alguém.
Para tanto, faz-se necessário que o mesmo tenha aprendido e conhecido de maneira eficiente como lhe dar com as novas tecnologias, administrando seus interesses pessoais (suas produções), como também os interesses da escola.
A avaliação será feita através de um questionário sobre a experiência vivenciada com a produção textual, com o uso dos editores de texto e de blogs.


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